terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Dieta Pró-inflamatória X Anti-inflamatória

Dentro do conceito de escolhas inteligentes, podemos fazer opção por uma dieta pró-inflamatóriua ou anti-inflamatória

O conceito moderno de inflamação hoje em dia, na medicina , é muito diferente daquele aos quais estávamos acostumados. As escolhas por alimentos ricos em carboidratos refinados, que são consumidos em excesso atualmente, levam a uma espécie de acidificação do organismo que é à base da inflamação e do envelhecimento das células, gerando doenças como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, isquemia cerebral, doenças da tiróide, ovários policísticos. Tudo acontece dentro de um ambiente silencioso, silêncio que sabota nossa saúde, pois vamos estragando o funcionamento do nosso organismo, mas não estamos tecnicamente doentes.

A nossa única forma de nos defender é nos informar e consumir conscientemente, optando pelos alimentos mais saudáveis e consumindo os menos saudáveis com menos freqüência; Cada individuo encontrando o seu ponto de equilíbrio, mas sempre buscando alimentar-se melhor e praticando uma vida mais saudável pro corpo, mente e espírito

O teor de alguns alimentos pode ser potencialmente inflamatório, ou em outras palavras, geradores de doenças nas suas diversas modalidades. E infelizmente, o poder público não vai vigiar isso para o consumidor comum, seja por ignorância, falta de vontade política ou até interesses econômicos. Seremos nós, os consumidores quem seremos os soldados nessa guerra em busca de alimentos benéficos para a nossa saúde e de quem vive ao nosso redor.

Há uma indagação em um livro: “Porque as zebras não têm gastrite ? “ , de forma leve e irônica , o autor mostra que em torno de 10% das doenças, a causa é genética, 10 % apenas, os outros 10% são de origem ambiental e os 80% restantes são distúrbios contraídos do modo de vida errôneo; O erro na escolha alimentar talvez seja o principal deles.

O excesso de açucares e massas refinadas nas dietas atuais é preocupante, pois nosso organismo é capaz de digerir e se adaptar à esses maus alimentos. É certo que nosso organismo é adaptável, mas a maioria da população está consumindo alimentos nocivos sem saber.

Uma boa dica que podemos passar para nossos leitores é substituir alimentos com açucares refinados ou adoçantes (aspartame, ciclamato ) e optar por açúcar demerara, mascavo e o Stevia, além de buscar massas integrais ao invés de refinadas e reduzir a quantidade de carne vermelha, optando por peixes, ovos e carne de soja.

Em breve falaremos mais sobre alimentos ácidos e inflamatórios.